Embora não exista uma raça que ofereça segurança plena às pessoas alérgicas, algumas podem reduzir esse risco, possibilitando uma vida em harmonia com seu melhor amigo, por apresentarem uma melhor produção de células mortas e pouca perda de pelos.
Vamos às raças? Conheça cada uma delas, com os devidos cuidados na criação.
Em 1º lugar temos o PELADO MEXICANO (XOLO ou XOLOITZCUINTLE). Afetuoso com a própria gente, incluindo as crianças. É calmo, estável e digno. Os exemplares maiores, em particular, constituem excelentes guardas. Não late, mas produz uma espécie de uivo. Dentro de casa, tem tendência a se manter tranquilo. Embora não seja necessário pentear esse cão, sua pele requer tratamento regular. Os donos costumam usar um creme esfoliante com o objetivo eliminar as células mortas e, assim, manter a pele suave. O importante é ela permanecer hidratada para não secar. Como a pele se queima com facilidade, deve ser protegida do sol usando um creme de boa qualidade no verão. Uma vantagem da raça é não ter um manto "habitável" para as pulgas.
Origem: México.
Tamanho: O miniatura varia de 25 a 35cm; o Standard, de 46 a 60cm; e o Médio varia de 36 a 45cm.
Peso: O padrão da raça não dispõe dessa informação (CBKC).
Pelagem: Não tem, embora ocorra, em caso de exceção, uma pequena mecha de pelo curto e rígido na testa e alguns pelos um pouco mais compridos na ponta da cauda.
Em 2º lugar, apresenta-se o CÃO DE CRISTA CHINÊS. É animado, inteligente, brincalhão e ativo, inclusive dentro de casa. É sensível à atmosfera do lar e alerta a ruídos. Certamente, vai latir se pressentir algo errado. Essa raça é apegada ao dono, mas não é amiga de todos que chegam. A pele do Cão de Crista Chinês requer atenção. Aqueles que costumam levar seus cães para exposição passam uma espécie de esfoliante, com o objetivo de remover células mortas e deixar a pele maleável, lisa e protegida contra o ressecamento. Há excelentes loções e cremes para essa finalidade. A variedade chamada Pompom de Pó-de-Arroz deve ser escovada de vez em quando e pode tomar banho ocasionalmente. Verifique regularmente se há tártaro nos dentes e vigie o crescimento de dentes novos.
Origem: China.
Tamanho: Machos de 28 a 33cm e fêmeas de 23 a 30cm.
Peso: Nunca acima de 5,5kg.
Pelagem: Há duas variedades - o corpo quase sem pelos, com uma crista de pelos macios, sedosos, desde o stop até a base do crânio; e o Pompom de Pó-de-Arroz, a variedade peluda dessa raça, inteiramente coberto de pelos, com uma subpelagem lanosa e uma capa superior mais longa, fina, sedosa, que orna o cão como um véu.
Em 3º lugar, o queridinho SCHNAUZER. Esse cão tem vontade de aprender e é bastante dependente da própria família. O Schnauzer tem mais dificuldade de se adaptar a um novo dono do que a maioria dos cães. É observador e vigilante. Embora alguns exemplares sejam de latir muito, isso não se aplica a todos dessa raça. Os pelos devem ser arrancados cerca de duas vezes por ano, ou com frequência maior no caso de exposições. O pelo velho deve ser retirado à mão ou com uma máquina específica pouco afiada para permitir o crescimento de novos. Escovação uma vez por semana é o bastante. Quando necessário, remova também o excesso de pelo na parte interna das orelhas. A barba, o bigode e as sobrancelhas, devem ser penteados regularmente para prevenir nós. Mantenha as unhas custas.
Origem: Alemanha.
Tamanho: De 30 a 36cm.
Peso: De 4 a 8kg.
Pelagem: Dura e resistente, deve ser densa.
Em 4º lugar, encontramos o CÃO D'ÁGUA PORTUGUÊS. Sociável, alegre, amistoso, muito inteligente e disposto ao trabalho. O Cão D'Água Português é perspicaz e, geralmente, obediente. Tem um excelente faro, é bastante duro consigo próprio e mantém uma visão simples e otimista da vida. O asseio da pelagem ondulada de alguns cães dessa raça é mais fácil que o da encaracolada. Esta costuma (e deve) ser aparada curta nos membros posteriores (a partir da última costela). O mesmo se aplica a uma grande parte da cauda, restando um tufo de pelo na extremidade. A face também é curta.
Origem: Portugal.
Tamanho: Machos de 50 a 57cm e fêmeas de 43 a 52cm.
Peso: Machos de 19 a 25kg e fêmeas de 16 a 22kg.
Pelagem: Há dois tipos - ondulada, longa e com um leve brilho; e cacheada, com pelo curto, denso e sem brilho.
O 5º lugar, não menos importante, temos o MALTÊS. Assim como o Schnauzer, é mais popular desta categoria e o mais adquirido por não ser tão exótico. Alegre, gentil, amável, amistoso, simpático e sensível. Palavras duras podem afetar um Maltês. Cães dessa raça são inteligentes e têm vontade de aprender. Tornam-se dedicados a seus donos e à família e não gostam de ser deixados sozinhos. De fato, isso não é necessário, pois o seu tamanho faz com que possam facilmente ser levados a todo lugar. Com grande adaptabilidade, não incomodam ninguém. O Maltês late quando há algo de errado, mas não em excesso. Seus cuidados são intensos. A pelagem costuma ser longa, até o solo, com uma repartição clara no dorso. Por isso, precisa ser minuciosamente penteada todos os dias e lavada com regularidade. Manter a pelagem nas condições impostas pelas exposições é muito difícil. Entretanto, como cachorros domésticos, basta aparar os pelos um pouco mais de vez em quando para simplificar todo o trabalho. Além disso, alguns exemplares desenvolvem manchas de lágrimas em seus pelos brancos da face, que podem ser prevenidas usando loções especiais.
Origem: Cuba.
Tamanho: Machos de 21 a 26cm e fêmeas de 20 a 24cm.
Peso: De 3 a 4kg.
Pelagem: Espessa, brilhante, pesada, muito longa e com textura sedosa.
Finalizamos como ranking entendendo que com os cuidados certos, algumas raças podem proporcionar um bem estar incrível para pessoas alérgicas que sonham em ter um melhor amigo de quatro patas.
Comments