Nem todos os alimentos para gatos são iguais. Seu amigo felino depende de que você seja um consumidor consciente e escolha o melhor alimento para atender às necessidades nutricionais dele.
Em qualquer pet shop, supermercado ou até clínica veterinária somos dominados pela enorme quantidade de rações disponíveis. Interpretar os rótulos das embalagens pode ser uma tarefa difícil. Para ajudá-lo a desvendar esses alimentos, siga nossa lista de recomendações:
O QUE BUSCAR
PROTEÍNA COMPLETA - Os ingredientes são listados por ordem de peso no produto final, sendo que o primeiro é o mais pesado. Procure alimentos que tenham frango, carne bovina, salmão, cordeiro ou peru como primeiro ingrediente. Evite produtos que citam apenas "carne", "aves" ou "derivados de carne" como primeiro ingrediente, pois podem incluir penas, pés, cascos, bicos e outras partes desagradáveis usadas no processamento da ração. Preste muita atenção nos cinco primeiros elementos, pois eles representam a maior parte dos ingredientes contidos no alimento. Não compre produtos com milho ou trigo entre os três primeiros ingredientes.
TRANSPARÊNCIA DO FABRICANTE - Um fabricante de ração de qualidade é acessível ao cliente, seja pelo site, por telefone ou indicando onde seus produtos são fabricados. Ele também indica a data de validade.
PROVAS DE QUE O ALIMENTO É COMPLETO E BALANCEADO - O rótulo deve confirmar que o produto cumpre os níveis nutricionais estabelecidos por veterinários. Se o produto for "somente para uso intermitente ou suplementar", ele não deve ser oferecido de forma permanente, pois não é completo e balanceado. Dietas terapêuticas prescritas por veterinários para tratar problemas de saúde podem ter essa indicação, mas devem ser sempre supervisionadas.
RÓTULO NUTRICIONAL PARA FASES DA VIDA - As fases da vida canina incluem crescimento (filhotes), vida adulta e reprodução (para gatas gestantes ou lactantes). Produtos com rótulos que indicam uso para "todas as fases da vida" foram formulados para atender às necessidades de qualquer gato, seja adulto, gestante ou lactante.
O QUE EVITAR
EMBALAGENS COM TERMOS "HOLÍSTICO", "LIGHT", "PREMIUM" OU "TOTALMENTE NATURAL" - Esses são termos de marketing insignificantes, criados para atrair os consumidores e que não resultam de nenhum critério de qualidade estabelecido pela indústria de alimentação para animais ou por órgãos reguladores.
DIETAS LIVRES DE GRÃOS NEM SEMPRE SÃO LIVRES DE CARBOIDRATOS - Mesmo que a embalagem diga "livre de grãos", cheque a lista de ingredientes. Alguns produtos são repletos de carboidratos derivados de milho ou batata.
CORES, SABORES, AÇUCARES E CONSERVANTES ARTIFICAIS (COMO BHA E BHT) - Seu gato merece uma comida saudável, limpa e sem conservantes ou produtos químicos potencialmente perigosos.
OPTAR POR COMIDA ENLATADA COM BASE NA PORCENTAGEM DE PROTEÍNA - Lembre-se de que a porcentagem de proteína indicada no alimento enlatado não pode ser comparada à porcentagem de proteína da ração, pois o alimento enlatado contém cerca de 75% de água, enquanto o alimento seco contém cerca de 10% de água. Comparar o teor de proteína entre alimentos enlatados e secos pode ser um tanto confuso, por isso peça ajuda a um veterinário.
RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE QUANTO AO CONSUMO DIÁRIO - Essas recomendações são fornecidas pelo próprio fabricante e podem exceder as necessidades reais do gato. Converse com o veterinário para identificar a porção diária adequada com base na idade, na saúde e no nível de atividade do animal. Dessa forma, você o manterá com um peso saudável.
Resumindo, proteger seu gatinho com uma alimentação saudável é o maior ato de amor que você demonstrará à ele. Evite ser enganado com propagandas e rótulos falsos, pois uma decisão errada, à longa data, poderá trazer malefícios ao seu felino.
Uma última dica? Não compre uma quantidade de ração que durará mais de um mês. Armazene-a num recipiente fechado para evitar que o alimento estrague ou seja contaminado.
Comida boa, é gato em casa feliz. #ficaadica
Comments