Beleza e inteligente são os fortes do Pastor Australiano. Astuto, ele sempre está alerta e gosta de surpreender o seu dono.
Esse mascote é puro chamego com o seu tutor e toda a família e está sempre disposto a defender e agradar seus entes mais queridos.
TEMPERAMENTO: Esse pet é sociável, tanto com cães como com outros animais de estimação. Também gosta de crianças, embora seja importante conviver com os pequenos desde cedo. Às vezes mostra-se tímido na presença de estranhos, mas uma boa socialização é capaz de prevenir doses exageradas de timidez.
EDUCAÇÃO: Adestrar o Pastor Australiano é tarefa fácil: ele demonstra grande compreensão e encara o processo de aprendizagem com destreza, pois adora ser desafiado e posto para trabalhar. O porém é que ele exige variedade nas atividades para não ficar entediado ou distraído. Caso o tutor não solicite que o mascote faça algo, certamente ele encontrará o que fazer, podendo começar a destruir jardins e objetos.
CUIDADOS: Uma escovação semanal é suficiente para manter a pelagem em bom estado. Durante a muda, a subpelagem sofre muita queda, então é preciso escová-lo diariamente para tirar os pelos mortos. Um pente grosso metálico ou uma rasqueadeira são as ferramentas mais apropriadas para a missão, que deve ser minuciosa.
EXERCÍCIOS: Três voltinhas diárias no quarteirão é pouco para a saúde e energia do Pastor Australiano. Trata-se de um cão energético, que precisa praticar atividades intensas, em que possa usar a mente e o corpo. Como são animais que têm grande necessidade de estar junto ao seu dono, as atividades ideias são as que envolvem a participação de um humano, como agility, flyball, ou mesmo uma corrida despretensiosa.
Origem: Estados Unidos (Ao contrário do que o próprio nome indica, a raça desse cachorro é considerada norte-americana. Embora sua origem seja australiana, foi no Oeste dos Estados Unidos que os padrões foram trabalhados e registrados oficialmente).
Tamanho: De 45 (fêmea) a 58cm (9macho).
Peso: De 20 a 25kg.
Pelagem: Semilongos e impermeáveis, com pelo reto ou levemente ondulado.
Cores: Azul-melro, vermelho-melro, preto uniforme ou marrom (vermelho) com ou sem marcações brancas e castanho-amareladas.
Olhos: Amendoados e oblíquos.
Aparência geral: O corpo é um pouco mais comprido do que alto. As pernas robustas são retas e bem anguladas. Já as patas compactas são ovais.
Extremamente energético e fascinante, a melhor família para esse mascote é aquela formada por pessoas esportivas, que gostem de passar um bom tempo com seus cães.
Comments