Ativo, amistoso e brincalhão, o Shar Pei causam a impressão de calma e sobriedade, mas pode ser voluntarioso e dominador também.
Os mascotes dessa raça são dedicados ao seu dono e família, porém não segue os comandos de maneira submissa e não mostra dependência. Por isso, saiba que adestrá-lo não será fácil.
Mas não deixe se levar por essas dificuldades, todas essas dobrinhas vão encantar você.
TEMPERAMENTO: Geralmente é amistoso com quem não conhece. Costuma se dar bem com crianças, desde que elas o respeitem. Um cão bem socializado pode viver em harmonia com gatos e outros pets. O relacionamento com outros cães pode ser tenso, pois é um lutador nato.
EDUCAÇÃO: Não é fácil adestrar o corpo enrugado consistente de um Shar Pei filhote. Entretanto, isso é essencial. Dessa forma, ele poderá se desenvolver como um cão forte, com natureza autoconfiante. Quando é deixado sem nenhuma liderança, pode decidir assumir o controle da casa. Ele precisa de um dono calmo, coerente, perseverante e, particularmente, claro. O chefe certo fará emergir um cão obediente, conhecedor de alguns comandos e capaz de segui-los quando solicitado. Se você o recompensar por bom comportamento, oferecendo um petisco, ele vai aprender mais depressa.
CUIDADOS: O Shar Pei tem dobras no corpo inteiro, especialmente quando jovem. Verifique-as com regularidade e limpe se necessário. Alguns cães podem ter cauda muito próxima do corpo e ela deve ser inspecionada e limpa para prevenir infecções. A pelagem requer escovação ocasional. Mantenha as unhas curtas.
EXERCÍCIOS: Esse é um cão que precisa de exercícios. Entretanto, ele não vai se importar caso você não tenha tempo para acompanhá-lo em uma longa caminhada ou lhe jogar uma bola. É muito tranquilo dentro de casa.
Origem: China.
Tamanho: Varia de 48 a 58,5cm.
Peso: Varia de 18 a 29,5kg.
Pelagem: Muito curta, dura e eriçada, sem subpelagem.
Cores: Preto uniforme, preto-azulado, preto com brilho de ferrugem, marrom, vermelho e fulvo. Uma pelagem cor creme pode ocorrer também, mas não é muito bem considerada.
Olhos: Moderadamente grandes, amendoados e escuros.
Aparência geral: Um cão compacto, com ombros musculosos, inclinados e peito largo e profundo. Essa raça apresenta uma variedade de caudas, mas sobretudo em fome de saca-rolhas e de anel duplo. as pernas têm ossatura forte. O Shar Pei possui rugar nítidas na testa, mas elas não devem perturbar sua visão. As orelhas bastante espessas são tão pequenas quanto possível.
Sim, em cada dobrinha, uma qualidade. Um cão exótico e fascinante.
Comments