O Pug é muito afetuoso, encantador e sociável, um verdadeiro cão de companhia.
Se você busca um melhor amigo que seja um "grudinho" com você, essa raça é a indicada, já que o Pug é extremamente apegado ao dono e a toda a família. Viver em um canil é algo que jamais deve ser cogitado para esse mascote.
Curiosidade fofa: ele ronca bastante.
TEMPERAMENTO: Em geral, esses cães se dão bem com a própria espécie e o contato com outros animais de estimação raramente é um problema. São ótimos companheiros para crianças de todas as idades. Qualquer visita, desejada ou não, costuma ser recebida de maneira acolhedora e amigável, mas sua família, claro, vem em primeiro lugar.
EDUCAÇÃO: Essa raça pode ser adestrada com mão suave, já que o Pug é sensível ao tom de sua voz e, por gostar de agradar sempre ao dono, punições mais duras costumam ser desnecessárias.
CUIDADOS: Os cães da raça Pug necessitam de pouquíssimos cuidados de higiene. O pelo que se solta pode simplesmente ser removido usando uma escova de borracha. Mas cuide bem das dobras faciais com uma loção especial, própria para a raça, e aplique um colírio específico nos olhos quando necessário. Mantenha as unhas curtas.
EXERCÍCIOS: Os cães dessa raça têm necessidade média de atividade física, ou seja, não são muito preocupados em sair de casa para passear diariamente. Por isso, são adequados a moradores de grandes cidades ou à vida em um apartamento. Com tempo bom, o Pug gosta de correr e brincar ao ar livre, mas, se estiver quente demais, ele prefere permanecer em um lugar fresco e com bastante sombra. Dentro de casa, o cachorro tem tendência a ser tranquilo.
Origem: Inglaterra.
Tamanho: Em média, 30cm de altura.
Peso: Varia de 6,5 a 8,5kg.
Pelagem: Curta, com textura fina, lisa, macia e brilhante.
Cores: Cinza-prateado, amarelo e abricó ou preto sólido.
Olhos: Grandes e de formato globular, com uma expressão meiga e atenta.
Aparência geral: Corpo pequeno e atarracado. a Linha superior é nivelada. A cauda tem inserção alta e é enroscada o mais apertada possível sobre o quadril. A cabeça é grande e redonda, com focinho curto e quadrado. As rugas são bem desenvolvidas. As orelhas são finas e pequenas.
Podendo ter um bom desempenho em truques de obediência, esse cãozinho não vai desapontar você, ainda mais quando o assunto for lhe dar muito carinho e atenção. É um pet apaixonado pelo dono.
Comments