Com bom faro para identificar malfeitores, o Komondor se destaca no quesito vigilantes.
Esse grandalhão exótico age de acordo com a própria percepção e quase sempre acertam devido à surpreendente capacidade de julgar se uma pessoa tem más intenções. Guardam seu território com zelo e não deixam intrusos invadirem seu jardim. Mesmo assim, não são cachorros de muitos latidos nem agressivos.
TEMPERAMENTO: Independentes, equilibrados, fortes e sóbrios, esses pets permanecem próximo de sua natureza. Isso fez o Komondor tomar as próprias decisões. A coragem, contudo, pode transformá-lo em dominador, razão que o torna menos adequado a tutores inexperientes ou muito tolerantes. Prefere a companhia da família, mas não deixa de se divertir ao ar livre. Quando socializado, se relaciona bem com qualquer outro animal. Ele também é amistoso com crianças além de amigos de família.
EDUCAÇÃO: O Komondor precisa ser adestrado em um ambiente descontraído. Mas ele não é muito fã de brincadeiras. O adestrador deve dirigir seu comportamento e agir de modo coerente e claro, sem ser permissivo. Gritar faz pouco sentido. A postura agressiva pode levar à perda de respeito por parte do cão.
CUIDADOS: Esse mascote não costuma ser escovado nem penteado. As tiras se formam porque a subpelagem macia não cai, e sim se apega ao pelo externo, mais duro e longo. O tutor pode usar as mãos para estimular o desenvolvimento das tiras de feltro. Depois de adquirir sua pelagem definitiva, o Komondor necessita de poucos cuidados e raramente solta pelos pela casa, mas sujeiras diversas podem emaranhar-se na pelagem. Banhos só são bem-vindos quando realmente foram necessários e apenas em dias quentes.
EXERCÍCIOS: O Komondor precisa praticar uma quantidade média de exercícios - de preferência ao ar livre. Gosta de desbravar os limites do próprio território diariamente. Portanto, com espaço suficiente, ele mesmo se encarrega de correr. Muitos deles vivem permanentemente ao ar livre.
Origem: Hungria.
Tamanho: De 65 a 70cm.
Peso: De 40 a 60kg.
Pelagem: A camada superior é muito longa e áspera, com pelo fino e lanoso que tende a enfeltrar.
Cores: Branco com pele cinza-ardósia.
Olhos: Têm inserção reta na cabeça. As pálpebras são aderentes.
Aparência geral: O dorso é curto e o lombo te comprimento médio. A causa tem a inserção baixa e é pendente, com a extremidade sobrada para cima. As patas são grandes e compactas.
Exótico, mas um ótimo companheiro. Com um ar de independente, ele não vai medir esforços para te proteger de pessoas más.
Comments