Eles encantam com o tamanho. O porte grande e o ar de bonachão são comuns nos cães desse grupo. Bons protetores, não abrem mão de estarem sempre rodeados de seus familiares. Vamos lá:
Embora alguns exemplares raça ainda sejam usados em sua função original, de guardar o rebanho contra predadores animais e humanos, o CÃO MONTANHÊS DOS PIRINEUS é leal aos tutores e toma conta do lar naturalmente. Mas mesmo apreciando passar um tempo fora de casa, precisa muito contato com os membros da família. Inteligente, equilibrado e corajoso, o Cão Montanhês dos Pirineus está sempre alerta. Também gosta de latir, características que o torna um excelente vigilante. Bastante independente, pode se mostrar um pouco teimoso. De qualquer forma, não deixa de ser tranquilo, dentro e fora de casa. Por ser bem tolerante, costuma ter um bom relacionamento com crianças.
Origem: França.
Tamanho: De 65 (fêmea) a 80cm (macho).
Peso: de 45 a 60kg.
Outro grandão, com uma sensibilidade encantadora, é o DOGUE ALEMÃO. Palavras duras podem magoar profundamente esses companheiros sensíveis e leais ao tutor e à família. A inteligência e a curiosidade aguçada também chamam a atenção nessa raça. Nada escapa à perspicácia deles. Não é à toa, diz-se popularmente que, se um Dogue Alemão for o cão de guarda, um ladrão é capaz de entrar no recinto, mas jamais sair. Esse mascote é um cão de poucos latidos. Contudo, o silêncio não o impede de ser um excelente cão de guarda. Ele adora o conforto e o calor de uma casa. É dedicado à família, mas fica tímido com estranhos. Quando bem socializado, supera a timidez e recebe visitas com entusiasmo. A boa amizade se estende a crianças e outros animais de estimação da casa. A espécie não costuma se meter em confusão.
Origem: Alemanha.
Tamanho: De 72 (fêmea) a 80cm (macho).
Peso: De 55 a 85kg.
Se é de gigantes que estamos falando, não podemos deixar o MASTIFF de fora da lista. Esse mascote se destaca como ótima companhia para famílias com espaço abundante dentro e ao redor da casa. Afáveis e afetuosos com seus tutores, eles não gostam de ficar sozinhos. Além de inteligentes, ainda somam a obediência entre as qualidades desejáveis em um mascote. O Mastiff tem uma postura nobre, com um ar calmo e autoconfiante. É um excelente cão de aguarda, mas dificilmente late o pula ferozmente, não implicando com os passantes. É de sua natureza latir pouco, afinal, sua aparência já impõe o respeito necessário para afastar malfeitores. Costuma ser amigável e bondoso com crianças. Já as visitas são recebidas com o mesmo entusiasmo apresentado pelos tutores.
Origem: Inglaterra.
Tamanho: De 70 (fêmea) a 76cm (macho).
Peso: De 55 a 105kg.
Na mesma linhagem, outro gigante que impressiona é o MASTIFF TIBETANO. Quem procura por um cão calmo e equilibrado encontra no Mastiff Tibetano um grande companheiro. A raça é sensível, adora passar um tempo ao lado dos tutores e ainda guarda a casa instintivamente, sem precisar de encorajamento para desempenhar essa função. É reservado e independente, mas não deixa de ser leal e dedicado à família. Exibe boas doses de autoconfiança em território próprio. Apesar de não latir muito, aumenta a intensidade do latido quando pressente algum perigo. Pacífico dentro de casa, tende de ser mais ativo fora do ambiente habitual. Para agradar ao mascote basta levá-lo a um bom passeio ao ar livre.
Origem: Tibete.
Tamanho: Entre 61 (fêmea) e 65cm (macho).
Peso: De 50 a 60kg.
Além dos grandões já mencionados, porte e personalidade são características do dominantes do gigante PASTOR DO CÁUCASO. Independente e corajoso, o Pastor do Cáucaso esbanja autoconfiança. Toda essa combinação de características faz dele um cão vigilante, com forte impulso para comportamento de defesa. Uma casa com quintal amplo é o ambiente ideal para companheiros dessa raça. Ele pode, inclusive, ser mantido do lado de fora sem problema algum, já que a pelagem o protege das variações do clima. Seguindo seu instinto defensor, o Pastor do Cáucaso considera todos os membros da família como seus, respeitando-os e protegendo-os. Se tiver crianças em casa, vale tomar cuidado para não deixá-lo sozinho com elas e os amiguinhos, pois, se a brincadeira ficar mais pesada, certamente partirá em defesa daqueles com quem convive. No mais, o Pastor do Cáucaso costuma acolher todas as visitas de forma bastante calorosa.
Origem: Rússia.
Tamanho: De 62 (fêmea) a 70cm (macho).
Peso: De 40 a 85kg.
Mas, se o requisito for tamanho e bom-humor é o SÃO BERNARDO que merece a medalha de ouro. Um verdadeiro amigo de peso. A maioria é calma quando amadurece, mas existem aqueles, em especial os de pelo curto, que fogem à regra e destoam como mais agitados. Embora não seja sua principal atuação, o São Bernardo encarna o papel de protetor se o tutor precisar. Bem-humorados e amistosos, os cães da raça São Bernardo são equilibrados e pouco latem. Palavras duras, no entanto, podem deixá-lo abalados. Eles se mostram dedicados à família e deixam claro que detestam ficar sozinhos. Gostam de crianças e convivem bem com outros cachorros. Já com estranhos, costumam ser indiferentes, porém não agressivos.
Origem: Suíça.
Tamanho: De 65 (fêmea) a 70cm (macho).
Peso: 60kg.
Não menos importante, outro amigão de peso que não brinca em serviço é o TERRA NOVA. Afável e bem-humorado, o cão da raça Terra Nova é excelente companhia para toda a família. O caráter sociável, contudo, não descarta seu poder de proteção. Embora não seja particularmente vigilante, protege a família caso necessário. Muitos desses peludos têm uma tendência natural de resgatar. Quando vê seu dono nadando, é comum tentar arrastá-lo para fora da água imediatamente. Amistosos com pessoas e animais da casa, os exemplares da raça dificilmente latem. Também são dóceis e pacientes com crianças. O fato de ser tolerante e quase não causar problemas faz do Terra Nova um companheiro exemplar.
Origem: Canadá.
Tamanho: De 66 (fêmea) a 71cm (macho).
Peso: De 50 a 70kg.
Esses gigantes provam que o tamanho não chega nem perto do amor que eles sempre por sua família e que proteção estará sempre em primeiro lugar.
Comments