Ágil e veloz, o Galgo Espanhol não perde a chance de mostrar todas as suas habilidades.
A raça tem uma série de qualidades inegáveis: é leal ao tutor e a família, afetuosa e inteligente. Um pitada generosa de curiosidade se soma a tudo isso, moldando um cão que não deixa passar nada que aconteça ao seu redor.
TEMPERAMENTO: O Galgo Espanhol adora brincar com outros cães e exibir sua velocidade. Com gatos e os mais diversos animais de estimação, contudo, a história é diferente. Seu forte instinto de raça o faz perseguir qualquer coisa que se movimente depressa. Também tende a ser um pouco arredio com estranhos. Já a simpatia com crianças é instintiva. Ele nota que os pequenos precisam ser tratados com cautela e consideração.
EDUCAÇÃO: Com uma abordagem consistente, baseada em muita paciência, esses cães, por vezes, considerados indomáveis, podem certamente aprender o básico. A principal dica é guiar seu caráter na direção desejada, sem tentar transforma-lo em um mascote totalmente obediente. Dessa forma, ele se torna um animal que sempre saberá quando deve seguir os comandos do dono fielmente, sem questionar.
CUIDADOS: A raça não demanda muita atenção no asseio. Uma escovação semanal costuma ser suficiente - e isso também se aplica aos cães de pelo duro. Vale conferir se as orelhas estão limpas com regularidade. As unhas precisam ser mantidas sempre curtas.
EXERCÍCIOS: O Galgo Espanhol deve praticar muito exercício. Se ele tiver a liberdade de um grande terreno bem cercado, uma corrida extensa, feita duas vezes por semana, pode ser suficiente para lhe proporcionar o gasto extra de energia e uma mudança de ambiente que o estimule ainda mais. Já se o terreno amplo não fizer parte da realidade desse mascote, o tutor terá de se dedicar mais aos treinos, com corridas diárias, a fim de evitar que ele fique frustrado.
Origem: Espanha.
Tamanho: De 60 (fêmea) a 70cm (macho).
Peso: De 20 a 25kg.
Pelagem: Curta ou média. Na primeira o pelo é muito fino, denso e liso, enquanto na segunda é um pouco mais áspero.
Cores: Os tons mais típicos são castanho (tigrado escuro), preto, preto manchado, canela, amarelo, vermelho, branco e branco manchado.
Olhos: Pequenos e amendoados.
Aparência geral: O corpo transpira robustez e agilidade, com dorso nivelado e longo. A cauda espessa na base afina na ponta. As patas têm dígitos bem arqueados.
Cheio de habilidades, é um mascote cheio de carinho por seu tutor e família. Ele é surpreendente.
Comments