Se você gosta de cães autênticos e engenhosos, o Basenji irá se destacar bastante. Apreciador da família, ele ama estar com companhia, embora seja muito reservado.
É um cão notável por inúmeras características, sendo que as mais marcantes são: a) ELE NÃO LATE. Na verdade, ocorre um uivo, deixo a formação da sua laringe, a qual é diferente dos outros cães; e b) ele possui o hábito de lamber sua pelagem como os felinos.
Exótico, mas incrível.
TEMPERAMENTO: Costuma se dar bem com as crianças, contando que elas não abusem. Entretanto, o Basenji jamais pode ser considerado um verdadeiro companheiro de brincadeiras. Esses cães são reservados e não gostam de pessoas que tomem muita liberdade com eles. O contato com outros cães, em geral, não é um problema, embora alguns exemplares possam ser um pouco teimosos. Ele tem um forte instinto de caça, que requer boa supervisão durante o período de socialização com gatos e outros cães.
EDUCAÇÃO: Se você quer ter um cão de companhia perfeitamente obediente, então deve, de fato, procurar uma raça diferente. O Basenji é independente demais para sentir algum prazer em obedecer todos os tipos de comandos. Dedique tempo e atenção em abundância à sua socialização e ao comando "aqui".
CUIDADOS: Esse é um cão muito limpo. Quase não perde pelo e, por isso, não precisa de muitos cuidados. Durante a muda, você pode usar uma escova de borracha macia e uma luva específica, a fim de remover os poucos pelos mortos. Fora desses períodos, cuide da pelagem uma vez por semana. Mantenha as unhas curtas.
EXERCÍCIOS: Esse é um cão bastante calmo, adequado à vida em apartamento. Se você gosta de longas caminhadas, ele o acompanhará sem se cansar. Mas tenha em mente a tendência da raça de sair por conta própria; só deixe o cão correr em liberdade onde seja seguro, ou seu instinto de caça ficará mais apurado.
Origem: Região da África Central.
Tamanho: Machos com 43cm e fêmeas com 40cm.
Peso: Machos com 11kg e fêmeas com 9,5kg.
Pelagem: Curta, lisa, com textura fina e bem assentada na pele.
Cores: Manto vermelho e branco, preto e branco e tricolor (preto e castanho com marcações brancas). Ocorrem pelagens tigradas, mas não são reconhecidas pela FCI.
Olhos: Amendoados e escuros.
Aparência geral: Um cão de compleição leve, ossatura fina, aparência aristocrática e movimentação graciosa. É relativamente alto. O dorso horizontal é curto e nivelado. A cauda tem inserção alta e é portada bem enroscada sobre a linha superior e perto de uma das coxas. As orelhas pequenas, pontudas, são portadas eretas e um pouco para frente.
Mas as curiosidades sobre esse mascote incrível não param por aí, o peludinho de porte médio é considerado um dos mais antigos entre as raças de cães, estimando-se que os primeiros fluxos de migração da raça se deu ainda no Antigo Egito, quando foram utilizados como presentes para os faraós.
Embora com hábitos próprios, um excelente companheiro exótico.
Comments