top of page
Buscar
petzp7

Exótico e Adorável, esse é o BASENJI

Se você gosta de cães autênticos e engenhosos, o Basenji irá se destacar bastante. Apreciador da família, ele ama estar com companhia, embora seja muito reservado.


É um cão notável por inúmeras características, sendo que as mais marcantes são: a) ELE NÃO LATE. Na verdade, ocorre um uivo, deixo a formação da sua laringe, a qual é diferente dos outros cães; e b) ele possui o hábito de lamber sua pelagem como os felinos.


Exótico, mas incrível.


TEMPERAMENTO: Costuma se dar bem com as crianças, contando que elas não abusem. Entretanto, o Basenji jamais pode ser considerado um verdadeiro companheiro de brincadeiras. Esses cães são reservados e não gostam de pessoas que tomem muita liberdade com eles. O contato com outros cães, em geral, não é um problema, embora alguns exemplares possam ser um pouco teimosos. Ele tem um forte instinto de caça, que requer boa supervisão durante o período de socialização com gatos e outros cães.


EDUCAÇÃO: Se você quer ter um cão de companhia perfeitamente obediente, então deve, de fato, procurar uma raça diferente. O Basenji é independente demais para sentir algum prazer em obedecer todos os tipos de comandos. Dedique tempo e atenção em abundância à sua socialização e ao comando "aqui".


CUIDADOS: Esse é um cão muito limpo. Quase não perde pelo e, por isso, não precisa de muitos cuidados. Durante a muda, você pode usar uma escova de borracha macia e uma luva específica, a fim de remover os poucos pelos mortos. Fora desses períodos, cuide da pelagem uma vez por semana. Mantenha as unhas curtas.


EXERCÍCIOS: Esse é um cão bastante calmo, adequado à vida em apartamento. Se você gosta de longas caminhadas, ele o acompanhará sem se cansar. Mas tenha em mente a tendência da raça de sair por conta própria; só deixe o cão correr em liberdade onde seja seguro, ou seu instinto de caça ficará mais apurado.

Origem: Região da África Central.

Tamanho: Machos com 43cm e fêmeas com 40cm.

Peso: Machos com 11kg e fêmeas com 9,5kg.

Pelagem: Curta, lisa, com textura fina e bem assentada na pele.

Cores: Manto vermelho e branco, preto e branco e tricolor (preto e castanho com marcações brancas). Ocorrem pelagens tigradas, mas não são reconhecidas pela FCI.

Olhos: Amendoados e escuros.

Aparência geral: Um cão de compleição leve, ossatura fina, aparência aristocrática e movimentação graciosa. É relativamente alto. O dorso horizontal é curto e nivelado. A cauda tem inserção alta e é portada bem enroscada sobre a linha superior e perto de uma das coxas. As orelhas pequenas, pontudas, são portadas eretas e um pouco para frente.


Mas as curiosidades sobre esse mascote incrível não param por aí, o peludinho de porte médio é considerado um dos mais antigos entre as raças de cães, estimando-se que os primeiros fluxos de migração da raça se deu ainda no Antigo Egito, quando foram utilizados como presentes para os faraós.


Embora com hábitos próprios, um excelente companheiro exótico.

0 visualização0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page