Dos felinos exóticos, o SPHYNX
- petzp7
- 1 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Com certeza esse é um gato único. Destacado por sua característica exótica, o Sphynx se destaca entre as raças de felinos. Embora ele cause uma estranheza quando o vemos pela primeira vez, seu comportamento não difere dos demais gatos.

TEMPERAMENTO: Engana-se quem pensa que o Sphynx é um gatinho quieto. Eles são muito carinhosos e brincalhões, e um tanto desajeitados. Eles gostam mesmo é de pular e curtir o dia com bons brinquedos interativos. Na maioria das vezes não gostam de ficar sozinhos. Se você busca um felino que ama seu colo, o Sphynx é o mascote indicado.
INTELIGÊNCIA: Os Sphynx são gatos extremamente inteligentes, capazes de aprender truques quando ensinados.
CURIOSIDADES: Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o Sphynx não é um gato hipoalergênico, ou seja, não são indicados para pessoas alérgicas. Pode até parecer à primeira vista, que se trata de um gato sem pelos, no entanto, se o olhar for mais de perto e você puder fazer carinho dele, vai conseguir identificar uma camada de pelos muito curtos e finos, quase invisíveis. Se não bastassem os pelos quase imperceptíveis, o Sphynx ainda produz a proteína que causa alergia em algumas pessoas. Por isso, não leve sua aparência como uma opção para pessoas alérgicas.
CUIDADOS: Ainda que a pelagem desse felino seja extremamente curta, banho é um requisito obrigatória, isso porque o Sphynx produz oleosidade na pele como qualquer outra raça e, justamente por "não ter pelos", onde se espalhar, essa oleosidade pode se tornar excessiva. Deste modo, os banhos semanais são recomendadíssimos para evitarque o felino fique com a pele muito oleosa e cause incômodos na casa. Também necessitam de uma limpeza constante nas orelhas, já que, desprotegidas de uma pelagem densa, podem acumular muita sujeira e causas problemas de saúde.

Origem: Por conta do nome em inglês, “sphinx”, que significa esfinge, é comum presumir que os gatos dessa raça possuam origem egípcia. Mas, eles são, na verdade, canadenses, devido ao resultado da mutação natural de um gene de uma gata da cidade de Ontario, que deu à luz um gatinho sem pelos em 1966.
Tamanho: Sem definição exata da raça.
Peso: Em média, entre 3 a 7kg.
Incríveis e únicos, esse felino vai te surpreender do quesito companhia.
Comments