CHOW CHOW, um dog muito independente
- petzp7
- 15 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Orgulhoso e independente, o Chow Chow parece reconhecer todas as qualidades que têm.

Famílias tranquilas e serenas encontram nesse mascote um excelente companheiro. Apesar de bastante independente, ele sabe ser leal aos tutores. Também atua como ótimo cão de guarda, pois não se assusta com facilidade e exibe coragem sempre que a situação exige.
TEMPERAMENTO: Tranquilidade e dignidade marcam a personalidade dessa raça leal ao dono e à família. Orgulhoso, porém, o Chow Chow jamais perde o ar voluntarioso e independente. É um mascote de caráter forte, com autoconfiança. Não é dos peludos mais sociáveis, escolhe de quem quer ser amigo. Alerta a tudo o que se passa ao redor, guarda e protege sua gente com empenho. Tem caráter forte. Costuma ser dominador na presença de outros cães, mas se dá bem com crianças que o respeitam.
EDUCAÇÃO: O Chow Chow precisa de um tutor calmo e equilibrado, que irradie autoridade natural, para se desenvolver bem. A raça pode aprender muitas coisas, mas não é adequada a treinos puxados, com exercícios exaustivos. O ideal é ser firme o tempo todo. Mas não dá para esperar milagres em termos de obediência. Ele já nasce teimoso e com vontade própria.
CUIDADOS: O manto do Chow Chow de pelo longo deve ser escovado regularmente, em particular nas áreas com tendência a formar nós. É preciso acostumar o cão jovem a esse ritual, ou então o asseio pode se tornar uma luta quando ele estiver plenamente crescido e mais forte. Já o manto do Chow Chow de pelo curto requer muito menos cuidados, embora deva ser escovado minuciosamente, sobretudo durante a muda. Mantenha as unhas curtas.
EXERCÍCIOS: Tranquilo, o pet precisa pouco exercício. Ele não faz a linha serelepe, que anda de um lado para o outro. O Chow Chow gosta mesmo é de ficar no jardim, onde procura um lugar sossegado para se instalar e se mantém alerta. Isso não o impede de sair para longas caminhadas, mas é válido evitar esforços exagerados em dias quentes.


Origem: China.
Tamanho: De 46 (fêmea) a 56cm (macho).
Peso: De 20 a 32kg.
Pelagem: Tanto a pelagem longa, como a curta são abundantes, espessas, lisas e soltas ao corpo. A capa externa tem textura rústica, enquanto a interna é suave e lanosa.
Cores: Preto sólido, vermelho, azul e creme.
Olhos: Relativamente pequenos, são amendoados.
Aparência geral: O corpo compacto e bem proporcional dá um aspecto leonino à raça. As pernas dianteiras são retas e têm boa ossatura. As patas são pequenas e arredondadas.
Impossível não se apaixonar por esse urso em forma de cachorro.
Comments