Gracioso, de aparência distinta, o Lebréu Afegão, ou Afagan Hound, é um cão de tutores dedicados à raça, que apreciam seu caráter independente e postura nobre.
A pelagem longa confere um ar altivo à raça.
TEMPERAMENTO: Dentro de casa, sua calma reina, mas fora dela, o mascote se mostra ativo e alerta. Tem um instinto de caça considerável. Alguns deles são um tanto dominadores. Costuma ser resistente e desconhecidos. É um companheiro adequado à famílias com crianças mais velhas, já que as pequenas podem importuná-lo.
EDUCAÇÃO: O Afghan Round não é um cão recomendado a tutores inexperientes, pois seu temperamento independente dificulta o processo de adestramento. É inútil forçar esse mascote a respeitá-lo por meio de gritos. Ele é capaz de aprender muito se adestrado de maneira firme e gentil.
CUIDADOS: O asseio é uma parte relevante na manutenção de um Afghan Hound. A pelagem longa é muito macia e sedosa e, por isso, tende a formar nós. O tempo dedicado à tarefa de penteá-lo depende do comprimento do pelo. Para um Lebréu de pelagem longa, gasta-se em média uma hora para penteá-lo adequadamente. O cuidado deve ser repetido duas vezes por semana. Se o cão costuma caminhar em parques e áreas arborizadas, o asseio será um ritual quase diário. Os banhos devem ser dados uma vez a cada dois meses com um bom shampoo canino.
EXERCÍCIOS: O Afghan Hound precisa praticar bastante exercício para se manter saudável. Para chegar à quantidade ideal, dê a ele oportunidades regulares para queimar energia. Uma boa ideia é adestrá-lo para acompanhar o tutor em corridas. O Lebréu Afegão só deve correr em liberdade em áreas cercadas e seguras.
Origem: Afeganistão.
Tamanho: De 63 (fêmea) a 74 cm (macho).
Peso: De 25 a 30kg.
Pelagem: Longa e sedosa, cobre todo o corpo, com exceção do dorso e da face, que apresentam pelos densos e curtos.
Cores: As mais comuns são vermelho, preto e castanho.
Olhos: Escuros e quase triangulares, têm inserção oblíqua na cabeça.
Aparência geral: O lombo é curto e largo. Os ossos dos quadris são bem afastados e proeminentes. As patas grandes e fortes têm dígitos bem arqueados.
Digno de toda sua nobreza, é um cão que precisa de muita atenção.
Comments