Se você busca um bichano leal, que curta todos os momentos ao seu lado, o Abíssinio é o companheiro perfeito.
Super energético, esse gatinho pode ser um pouco travesso. Adorador das alturas, é fácil encontrá-lo em cima ou até mesmo dentro um armário. Essa característica de subir em móveis altos, decorre do seu instinto de observação, ou seja, o Abíssinio, também conhecido como Aby, está sempre ligado em tudo que acontece no seu ambiente e não deixa passar nenhuma informação.
TEMPERAMENTO: A necessidade de estar em contato com sua família o tempo inteiro, faz desse bichano um pouco individualista. Portanto, não aconselha-se a vida com outros gatos. Isso mesmo, por adorarem participar das reuniões de família, não gostam de mais gatinhos presentes, pois querem toda a atenção (com atenção voltada somente para ele, a felicidade é garantida). Brincalhão e bastante ativo, esse mascote precisa de brinquedos interativos, para manter aguçada a sua curiosidade, pois na ausência de atração em casa, o Abíssinio não vai medir esforços para procurar um passarinho no quintal.
CUIDADOS: Os banhos em um Abíssinio podem ser mensais, contudo, a limpeza dos ouvidos e canto dos olhos deve ser realizada regularmente. O principal cuidado em relação a essa raça está nos seus dentes. É importante um acompanhamento veterinário regular (6 em 6 meses), para evitar o acúmulo de tártaros, os quais, se não tratados, podem acarretar na perda de dentes. Outro fator interessante, é que a pelagem do Abíssinio deve ser escovada semanalmente (os gatos dessa raça gostam de ser penteados ou escovados com um tecido de camurça - isso traz satisfação e torna a hora da escovação um lazer para o bichano).
Um fato curioso sobre o Aby, é que esse gatinho não tem o hábito de miar. Essa prática raramente acontece. Pois é, apesar de gostar muito de carinho e atenção de seus tutores, ele não utilizar esse método para chamar a atenção.
Outra curiosidade interessante sobre essa raça, é que, por ser brincalhona, agitada, super ativa e ter uma pré disposição posivitiva para a realização de truques, ganhou um apelido: em alguns lugares, esse bichano é considerado o Border Collie dos felinos.
Por ser considerada uma das raças mais antigas do mundo, sua origem fica sem confirmação. Seu nome, no entanto, originou-se da região Abíssinia, na Etiópia, de onde muitos acreditam que a raça tenha vindo. Por outro lado, alguns pesquisadores justificam sua origem no Egito Antigo, pela semelhança da raça com a Deusa Bastet.
De porte médio, a altura desse mascote varia entre 20 e 40cm, podendo pesar, em média, de 4 a 7kg.
Certamente é um felino que sabe chamar a atenção, em especial pelo olhar dominante, destacado pela cor que se sobressai sob a pelagem curta e macia. Sem dúvidas, será seu melhor amigo.
Comments