Os CATLOVERS de plantão já devem saber que estes pets são adoradores de objetos que possam ser arranhados ou que possam servir como um bom local para dormir. Portanto, adaptar o seu habitat pode trazer menos transtornos quando o assunto é danificar móveis.
1º - BRINQUEDOS REVESTIDOS DE CORDA
Os gatos são adoradores de corda, haja vista que o material proporciona uma boa textura para os arranhadores. Arranhar é um ato natural dos felinos e não deve ser coibido, contudo, deve ser oferecido um local certo e adequado para isso.
Acesso à brinquedos nesta textura pode evitar o interesse de arranhar móveis e outros tecidos. Porém, lembre-se de sempre procurar por brinquedos de qualidade, devidamente testados, pois não queremos que a corda possa causar danos ao seu pet.
2º - PROTEÇÃO DE FIOS ELÉTRICOS
Os felinos tem uma aptidão incrível para escalar lugares e encontrar esconderijos dentro de casa e nestas situações podem se deparar com fios/cabos elétricos, como de televisores, telefones e outros utensílios domésticos. O que nossos pets não sabem é o perigo que esses "brinquedos" oferecem. Portanto, uma medida simples é esconder os cabos de fácil acesso ao felino, com pedaços de tubos, a fim evitar um choque indesejável.
3º - INSTALE UM POLEIRO
Pets felinos dentro de casa buscam manter seus hábitos de caçadores e se adequar ao espaço. Para facilitar essa adequação e manter o seu instinto de predador, instale em um local da residência, próximo à uma janela, "poleiros", dando ao felino a possibilidade de interagir com o mundo exterior. O importante é enriquecer o ambiente criando locais onde o seu gato possa subir e, assim, manter-se ativo.
4º - CAIXAS
Sim, caixas. Baratas e de fácil aquisição. São adoradas pelos felinos, pois servem como mecanismo anti-stressantes, por oferecerem um local "reservado e escondido", com temperatura agradável. Diversos estudos provam que há maior redução de estresse em gatos que optam por se esconder em caixas. Caso você mude sua rotina e a de seu felino, como, por exemplo, ao mudar de residência ou adotar outro pet, com certeza, a famosa caixa de papelão irá ajudar seu amigo felino a acostumar com a novidade.
5º - ESTIMULE A INTELIGÊNCIA DO FELINO
A regra é clara e básica. Animais entediados tendem a causar maiores transtornos, pois não se adaptam com a rotina calma dentro de casa e buscam a sua satisfação em móveis ou através de outros comportamentos inadequados. Portanto, estimule a inteligência de seu gato, fornecendo à ele brinquedos adequados
6º - MATENHA O AMBIENTE LIMPO
Como os "gateiros" de plantão já sabem, os felinos são muito higiênicos e se incomodam por usarem uma caixinha de areia com fezes no canto ou com odor excessivo de urina. Muitos deles não passam nem perto da caixa se ela estiver suja. Portanto, manter um local limpo trata mais comodidade ao seu pet na hora das necessidades.
Lembre-se que truques básicos podem trazer uma qualidade de vida ao seu melhor amigo e longevidade é o que mais se espera.